domingo, abril 02, 2006

O fenômeno Super!!


É Domingo, saio do apartamento 2107 no maleta, chamo o elevador que demora dois minutos para chegar, "desce", o ascensista confirma, entro e logo de cara fixo meu olhar no tablóide que esse homem traz na mão, é o Super Notícias, de capa bem colorida, o jornal mais vendido em Belo Horizonte “pensei”.
A medida em que o homem ia virando e revirando o jornal, no curto percurso do elevador, eu, curioso, ia procurando ler rapidinho as manchetes do jornal, em algumas vezes pedindo “dentro de mim claro”, que o cara parasse numa tal matéria que fala do primeiro brasileiro no espaço, da passeata da torcida do Galo em plena Afonso Pena, da greve anunciada pelo jornal, mais o dono, com todo o direito, não me ouvia, continuava procurando a notícia que lhe interessasse. Quando o elevador já estava praticamente na terra, o homem parou numa página, estava lá uma matéria ocupando toda ela, com fotos, retrancas, “ai pensei, não saio sem ver o que esse homem procura nesse jornal”, leio o lead, vejo as fotos que me parecem familiares e, quando dou por mim, a matéria fala da atual novela da Globo que passa as oito e quarenta, nesse exato momento o elevador para, e eu, ainda perplexo, esperava que o homem mudasse de página, mudasse para ver sei lá o quê naquele jornal, talvez sobre política, desporto cinema e ou economia, tudo isso que presumo interessar a um jovem, mais, para a minha desilusão, o homem anunciou a chegada a terra e, eu tinha que deixar o elevador.
Do Maleta, curioso, cutucado com as manchetes do jornal logo na saída deixei-me levar e, comprei esse fenômeno “hoje entrei para a lista dos leitores desse fenômeno, fiz parte dela somente hoje”, após ter o jornal em mão, virei e revirei, agora este era meu, não dependia de mais ninguém para ver o que quer que fosse. Cadê a página do homem brasileiro no espaço, da manifestação da torcida do Galo na praça? Da greve? Em geral, todas as matérias não passavam de textos enxutos, pouca informação e de leitura fácil, a única matéria que mereceu destaque para este tablóide foi a da telenovela, quase uma página, com direito a fotos, as outras meterias me pareciam resumos de notícias, notas de imprensa, bastava uma olhada para ler todo o artigo. Foi quando percebi porquê o homem parou justamente naquela página. Ao ler este jornal, fiquei com a sensação de ter lido notícias inacabadas, pouco apuradas e incompletas. Esta leitura me lembrou a velha questão, como fica o futuro dos jornais? Uma vez que este diário cresce a cada dia que passa na venda de exemplares, Será que o futuro esta reservado á notícias enxutas, pouco apuradas, longe da economia e política, ou o povo é que está cada vez mais se distanciando com os assuntos que dizem respeito a sua vida presente e futura?
Sei que em parte o jornal Super Noticias vem estimulando as pessoas a lerem cada vez mais, mais até que ponto essa leitura fácil e de assunto que pouco diz a nossa vida, vai ensinar e ou informar a população? Onde queremos chegar com elas? Mais não perguntei.

3 Comments:

At domingo, 09 abril, 2006, Anonymous Anônimo said...

Ótima reflexão , Ratmir!
Realmente nestaspublicações o noticiário é muito superficial, eu já tinha observado isso.
Agopra o que fazer para modificar esta situação?
Lanço a solução para vc, amigo... rsrsrs

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Anonymous Anônimo said...

essa é boa Sheila, realmente é um desafio que me incumbes, isso passa pela diretoria do jornal que já se gaba de atingir 78 mil exemplares em venda, em determento de 61 mil do Estado de Minas. Para esses caras ta mais que dito que o que conta não é a qualidade das notícias, mais o volume de vendas, notícia não é o principal negício dessa turma.

 
At quinta-feira, 11 maio, 2006, Anonymous Anônimo said...

Ya Mupfana !
Realmente tas a escrever,continue assim e lute pra melhorar a cada dia que passa.

É bom saber que se tem amigos com um ponto de vista crítico acerca do que vai se desenrolando ao redor da sociedade.

Aquele abraço
Hambanine

 

Postar um comentário

<< Home