Esta dito, esta dito!
Hoje, no intervalo do Jornal Nacional do canal Globo, passou uma publicidade que me deixou indignado, a propaganda era da Fiat. Essa multinacional lançou uma campanha, a de 30 anos, a publicidade é feita com uma menina, ela me parece inocente, tímida e pouco à vontade na sua fala. Pouco me interessa a postura da moça, o conteúdo do texto que ela reproduz na sua fala é que me chama atenção, ela chega a afirmar:
“Eu estive em África ajudando crianças...”.
Não me recordo muito bem como ela termina, mais em algum momento ela menciona a Fiat, como sendo uma empresa que prende pela responsabilidade social, um ramo de marketing que, muitas empresas descobriram estar ai o segredo da construção de uma boa imagem, imagem positiva no mercado.
No entanto, se realmente o personagem dessa peça esteve na África, fiquei pensando, não seria ideal mostrar em passagens rápidas, esse personagem praticando tais ações? Não seria esse o caso em que as imagens falariam mais que a palavra?
Há um ditado neste mundo da comunicação institucional que diz “mil vezes pôr os outros a falarem bem de ti, em vez de ser você mesmo”. O que seria ideal para este caso, senão, tudo me leva a crer que é mais uma farsa usando o velho nome África, como sinônimo de pobreza, violência, um país em vez de continente, condenado a uma eterna miséria. É claro que ainda passamos por algumas situações constrangedoras, mais não acho correto que os profissionais de comunicação, continuem a denegrir tanto a imagem desse continente que luta por uma melhoria. Mais não disse!
“Eu estive em África ajudando crianças...”.
Não me recordo muito bem como ela termina, mais em algum momento ela menciona a Fiat, como sendo uma empresa que prende pela responsabilidade social, um ramo de marketing que, muitas empresas descobriram estar ai o segredo da construção de uma boa imagem, imagem positiva no mercado.
No entanto, se realmente o personagem dessa peça esteve na África, fiquei pensando, não seria ideal mostrar em passagens rápidas, esse personagem praticando tais ações? Não seria esse o caso em que as imagens falariam mais que a palavra?
Há um ditado neste mundo da comunicação institucional que diz “mil vezes pôr os outros a falarem bem de ti, em vez de ser você mesmo”. O que seria ideal para este caso, senão, tudo me leva a crer que é mais uma farsa usando o velho nome África, como sinônimo de pobreza, violência, um país em vez de continente, condenado a uma eterna miséria. É claro que ainda passamos por algumas situações constrangedoras, mais não acho correto que os profissionais de comunicação, continuem a denegrir tanto a imagem desse continente que luta por uma melhoria. Mais não disse!
6 Comments:
ei rat! gostei muito do seu blog!
muito bacana! e esse texto é foda, faz todo sentido!
visita o meu tbm: www.rabiscosemcensura.blogspot.com
bjão!!!
Há dois momentos nisso: (1) do estigma e da ignorância juntas, isto é, até o último ano do seu curso o professor vai continuar a achar que você não entende a matéria (provavelmente porque está com fome) (2) que a existência de BMW e Mercedez nesses países, não os livram da mendigagem.
Mas há um terceiro ponto, o do pobre ingênuo. O Capitalismo cria a miséria humana e esconde essa miséria. Qual é a melhor forma de esconder se não falar da miséria do vizinho (dos outros)? a filosofia africana não se furta e é, por isso, ingênua.
ei rats!!! amanha vou gravar um comercial pra fiat!!! hahahahahaha!!!!
beijos!
Ei cuna....
Concordo plenamente com vc....
Ei cuna....
Concordo plenamente com vc....
Menino,
Esta corretissimo. Em especial no que diz “mil vezes pôr os outros a falarem bem de ti, em vez de ser você mesmo”.
O q se faz nao deveria ser para a auto promocao e sim pelo espirito de solidariedade. Neste, nomos apenas instrumentos para a transformacao. Somos MEIO e nao FIM.
A alegria pela pratica da humildade e da doacao eh q engrandece o homem.
Beijo e cheiro,
Eliz
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