segunda-feira, abril 03, 2006

Esta dito, esta dito!

Hoje, no intervalo do Jornal Nacional do canal Globo, passou uma publicidade que me deixou indignado, a propaganda era da Fiat. Essa multinacional lançou uma campanha, a de 30 anos, a publicidade é feita com uma menina, ela me parece inocente, tímida e pouco à vontade na sua fala. Pouco me interessa a postura da moça, o conteúdo do texto que ela reproduz na sua fala é que me chama atenção, ela chega a afirmar:

“Eu estive em África ajudando crianças...”.

Não me recordo muito bem como ela termina, mais em algum momento ela menciona a Fiat, como sendo uma empresa que prende pela responsabilidade social, um ramo de marketing que, muitas empresas descobriram estar ai o segredo da construção de uma boa imagem, imagem positiva no mercado.

No entanto, se realmente o personagem dessa peça esteve na África, fiquei pensando, não seria ideal mostrar em passagens rápidas, esse personagem praticando tais ações? Não seria esse o caso em que as imagens falariam mais que a palavra?

Há um ditado neste mundo da comunicação institucional que diz “mil vezes pôr os outros a falarem bem de ti, em vez de ser você mesmo”. O que seria ideal para este caso, senão, tudo me leva a crer que é mais uma farsa usando o velho nome África, como sinônimo de pobreza, violência, um país em vez de continente, condenado a uma eterna miséria. É claro que ainda passamos por algumas situações constrangedoras, mais não acho correto que os profissionais de comunicação, continuem a denegrir tanto a imagem desse continente que luta por uma melhoria. Mais não disse!

6 Comments:

At terça-feira, 04 abril, 2006, Blogger thaispimenta said...

ei rat! gostei muito do seu blog!

muito bacana! e esse texto é foda, faz todo sentido!

visita o meu tbm: www.rabiscosemcensura.blogspot.com

bjão!!!

 
At quarta-feira, 05 abril, 2006, Blogger Mangue said...

Há dois momentos nisso: (1) do estigma e da ignorância juntas, isto é, até o último ano do seu curso o professor vai continuar a achar que você não entende a matéria (provavelmente porque está com fome) (2) que a existência de BMW e Mercedez nesses países, não os livram da mendigagem.

Mas há um terceiro ponto, o do pobre ingênuo. O Capitalismo cria a miséria humana e esconde essa miséria. Qual é a melhor forma de esconder se não falar da miséria do vizinho (dos outros)? a filosofia africana não se furta e é, por isso, ingênua.

 
At quarta-feira, 05 abril, 2006, Anonymous Anônimo said...

ei rats!!! amanha vou gravar um comercial pra fiat!!! hahahahahaha!!!!


beijos!

 
At quarta-feira, 05 abril, 2006, Anonymous Anônimo said...

Ei cuna....
Concordo plenamente com vc....

 
At quarta-feira, 05 abril, 2006, Anonymous Anônimo said...

Ei cuna....
Concordo plenamente com vc....

 
At sábado, 22 abril, 2006, Anonymous Anônimo said...

Menino,
Esta corretissimo. Em especial no que diz “mil vezes pôr os outros a falarem bem de ti, em vez de ser você mesmo”.
O q se faz nao deveria ser para a auto promocao e sim pelo espirito de solidariedade. Neste, nomos apenas instrumentos para a transformacao. Somos MEIO e nao FIM.
A alegria pela pratica da humildade e da doacao eh q engrandece o homem.
Beijo e cheiro,
Eliz

 

Postar um comentário

<< Home